SISTEMA DE TREINAMENTO

FORCE HEALTH

TREINAMENTO PROFISSIONAL PARA PESSOAS COMUNS

APRESENTAÇÃO

Gustavo Campos Idaló

Meu nome é Gustavo, e sou o responsável pelo Sistema de Treinamento FORCE HEALTH. Antes de apresentar o sistema, vou me apresentar para entender melhor o que é:


A trajetória de um profissional que trabalha em academia é assim: primeiro ele é contratado como instrutor de musculação com uma carga horária mais alta. Depois começa a ter clientes como personal trainer e reduz a carga horária como instrutor. E para finalizar, já bem sucedido na carreira, abandona a função do atendimento no “SUS” (maneira carinhosa como trato o atendimento como instrutor na sala de musculação) e atende somente como treinador particular, que os ganhos são bem melhores.

   A minha história é diferente da maioria dos professores de educação física. A vida encaminhou para que eu me tornasse coordenador de musculação, e um coordenador que trabalhasse diferente das exigências padrões da função. Fui trabalhar no atendimento direto ao público, e mais que coordenar uma equipe, as partes administrativas e o funcionamento de tudo, fui cuidar dos alunos.

   Com essa proximidade pude entender melhor a mentalidade de todas as pessoas que estavam à minha frente solicitando instruções, sempre disponível para encaminha-las até os seus objetivos.

   Foi aí que surgiu esse sistema de treinamento, que é o planejamento de todos os detalhes para o funcionamento de uma sala de musculação, com o objetivo de entregar para os alunos treinos mais eficazes, mais atraentes e mais profissionais. São 15 anos trabalhando como coordenador com uma visão de pesquisador, tentando entender as dificuldades e as dúvidas de todas as partes envolvidas: o aluno, a equipe de profissionais e o empreendedor.

Hoje são mais de 800 pessoas que fazem o treinamento, entre alunos online, alunos das academias credenciadas e personal trainers.

A base de todo o funcionamento é o planejamento dos treinos em programas, com prazos, fases, metas, objetivos e avaliações, tudo baseado no sistema de ensino escolar. Invisto toda a criação de conteúdo na aprendizagem do aluno porque quanto mais ele entender o que está fazendo e o que precisa fazer, maior a sua conexão com o treinamento e mais concretos serão os resultados. 

HISTÓRIA

No ano de 2011 fui procurado por um amigo que precisava emagrecer e estava a procura de um treinador. Nessa época eu trabalhava na academia do Jockey Park em UBERABA, e não estava com horário disponível para atendê-lo, então o chamei para treinar no mesmo horário que eu treinava, e assim ia orientando ele quanto aos detalhes do treino, até ele começar a treinar com a minha turma. Esse meu amigo é da área de comunicação e viu naquele estilo de treinar uma singularidade que poderia se tornar uma metodologia de treinamento e assim criou uma identidade com logomarca, papelaria e uniformes.

com professor Eduardo Haddad

Esse estilo de treinamento, na verdade um espírito de treinamento, tinha uma base muito forte, graças aos treinos que eu fazia todas as sextas feiras em Uberlândia, cidade vizinha a 100 km de Uberaba. Foram 6 anos de muito aprendizado com o renomado professor Eduardo Haddad, meu primeiro mentor que me ensinou muito sobre a base dos treinamentos e o trabalho na sala de musculação. Lá pude vivenciar na teoria e na prática os treinos de atletas de alto nível de Jiu Jutsu, Kickboxing e Bodybuilders.

Nessa experiência que tive em Uberlândia surgiu uma oportunidade de comercializar uma marca de suplementos, e o que era uma simples oportunidade desacreditada começou a dar certo, até eu começar a enviar os suplementos para meu amigo Pedro que trabalhava em uma academia em Brasília. Deu tão certo que resolvemos montar uma loja de suplementos dentro da academia em que ele trabalhava, em Águas Claras, cidade satélite de Brasília.

Em 2013 fui para Brasília para inaugurar a loja, e o plano era ficar aqui somente uns 15 dias, mas nesse período comecei a fazer alguns treinões especiais na Quattor Academia e dava aula para alguns alunos transmitindo sempre o estilo de treinamento. Comecei a trabalhar como personal trainer e dentro de uns meses fui contratado como coordenador da musculação na Quattor Academia já com a metodologia de treinamento organizada.

A metodologia consistia em reunir o espírito de treinamento com um roteiro planejado dos treinos e isso era colocado como o núcleo do funcionamento da sala de musculação, onde toda a equipe se comprometia em executar os treinos e aplicar nos alunos com todos os detalhes de ajustes ensinados nas reuniões de capacitação.

Funcionava bem, mas ainda era primitivo e precisava de aperfeiçoamentos técnicos, e a vida não demorou a se encarregar de me colocar em contato com as diversas “escolas” que me ensinariam as lições para melhorar a qualidade da metodologia.

A segunda escola foi em 2014, onde desenvolvi uma hérnia de disco na lombar, e fui tratar com o fisioterapeuta Kleber Caiado, conterrâneo de Uberaba muito conhecido por sua competência e profissionalismo. Treinava com ele todos os dias durante a reabilitação e foi o período em que o módulo de aprendizagem era aprender sobre posturas de treinamento, tratamentos de lesões e prevenção. Ao contrário de várias recomendações médicas para interromper o treinamento, o Kléber incentiva a prática, mas com o compromisso de ter mais concentração e mais responsabilidade.

com Thiagão, Kléber e Pedrão

Presença de 3 bodybuilders no TREINÃO: 

Luciano Marçal, Jorlan Vieira e Ítalo Ridney

Em 2015, num dos nossos treinões masculinos, o Kleber apareceu com uma turma de bodybuilders profissionais, entre eles estavam, o Jorlan Vieira, o Luciano Marçal e o Ítalo Ridney. A partir daquele dia tudo mudou. Toda a equipe ficou deslumbrada com a presença diária de todos eles, e eu logo fechei uma consultoria com o Jorlan Vieira, pensava em não perder a oportunidade porque acreditava que logo eles iriam embora. E não foi assim que aconteceu, passou um tempo e mais bodybuilders passaram a treinar na Quattor academia que até ganhou um título na época de “a meca do bodybuilding no DF”.

Quando comecei a consultoria com o Jorlan estava numa fase meio desanimada com os treinos de musculação, pois estava treinando com uma intensidade mais baixa por causa da lesão, e na primeira conversa da consultoria já me orientou: “você já domina bem as técnicas de postura dos exercícios? Então siga a sua essência de treinamento, mas agora com uma nova base e uma nova participação da mente nos treinos de altíssima intensidade”. A partir daí fiz uma imersão no mundo do bodybuilding, não só segui os protocolos dos treinos como também fiz todos os protocolos da preparação para atletas . Foram 2 anos treinando em altíssima intensidade com o Jorlan e a sua equipe da época, e essa experiência transformou completamente a metodologia com um conteúdo muito mais rico em lógica, criatividade e eficiência, eu pegava a ideia do treinamento e adaptava para toda a sala de musculação. Todos faziam, cada um com a sua carga e suas adaptações: o hipertenso, o diabético, a portadora de fibromialgia, a jovem que quer emagrecer, o universitário que quer aumentar os braços, os níveis avançados e atletas.

treino de pernas, com Jorlan Vieira e Luciano Marçal

monitorando o supino com 200 kgs do gigante Ítalo Ridney, fisiculturista profissional

Depois dessa “escola” com o Jorlan tive muitas outras experiências com o treinamento, e o primeiro deles foi o POWERLIFTING. Meu amigo Marcelo treinou vários anos na academia ATLAS, lá em Brasília (Samambaia Sul), e levou essa prática para o programa de treinamento que eu estava fazendo na época. Me identifiquei muito com esta modalidade, tanto que em muitos pontos do Sistema de Treinamento Force Health são utilizados técnicas, posturas, execuções, alongamentos, princípios e valores, surgiu para dar sentido a palavra FORCE (FORÇA) do nome do sistema.

Treinei também com o Luciano Marçal @marcal.oficial, atleta que gosta da alta intensidade. Treinávamos mais em trio, eu, ele e o Jorlan.

Até que em 2020, logo após a reabertura das academias após o lockdown, iniciei os treinos com a metodologia do Ítalo Ridney, onde aprofundei os conhecimentos com os treinos de sobrecarga progressiva.

Cargas altíssimas, poucas repetições, exercícios básicos primeiro, e máquinas só quando não tivesse aguentando mais fazer força. Apesar de o clima estar sempre descontraído, na hora da execução a concentração era máxima.

Em seguida tive a experiência de 1 ano com a metodologia do atleta Leonardo Chidiak (#teamradiation), onde um dos seus princípios de trabalho é deixar os exercícios básicos para o final dos treinos, e o preparo da mentalidade para grandes desafios.

Quando fui começar a treinar com ele e a Samara (@samarafrancca), de cara já me recomendou o livro "CONCENTRAÇÃO" de Mouni Sadhu, para aprender a ter o controle da mente nos momentos de altíssima intensidade.

E realmente, se não tiver um mínimo de controle da mente não consegue suportar o desconforto da intensidade do seu treinamento.

Treinador Thiago Cruvinel, Bruno Vieira, eu, Leonardo Chidiak, Samara França

Hoje, o FORCE HEALTH é um Sistema de Treinamento especializado em Musculação, que busca excelência de treinamento e proporciona resultados para os alunos por meio de uma ORGANIZAÇÃO de toda a estrutura que envolve o trabalho feito numa sala de musculação. Os TREINOS são planejados, e cada exercício possui um roteiro lógico, testados e ajustados, desde intensidades para reabilitações até as intensidades para competição.

SOBRE O TREINAMENTO

- OS TREINOS MUDAM TODA SEMANA - além de evitar de ser um treinamento entediante, trabalha várias intensidades para um desenvolvimento das capacidades físicas mais completos. 

- AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO - Cada treino é executado 3 a 4 vezes em períodos diferentes para avaliar o desenvolvimento de cada aluno.

- TREINOS DE ALTA QUALIDADE E PROFISSIONAL. Depois de estudar treinando na prática com fisiculturistas profissionais e que gostam do bom treinamento, comecei a elaborar programas para toda a sala de musculação de acordo com a metodologia de cada um, codificando e padronizando os treinos para a realidade da grande variedade de público e objetivos de alunos.

- OS PROGRAMAS SÃO TESTADOS – antes da publicação do programa, os treinos são testados na prática para calibrar as intensidades exatas e assim garantir a melhora do desempenho.

- CLASSE HIERÁRQUICA DE INTENSIDADE - os exercícios estão organizados numa escala de intensidade de 1 a 7 estrelas. Representa no sistema importante instrumento para ajustar com precisão cada treino.

- MÉTODOS DE TREINAMENTO MAIS FAMOSOS DO MUNDO são aplicados conforme a fase do programa, muito bem calculado de acordo com a fase de intensidade.

- TREINOS AJUSTÁVEIS – cada máquina e cada exercício possuem uma programação lógica e eficiente e são ajustáveis conforme o aluno, a fase e suas condições.

- PARA QUEM SÃO ESSES TREINOSpara quem decidiu obter os resultados do treinamento.

O planejamento dos treinos e a plataforma de trabalho são as chaves para um atendimento personalizado e consequentemente maior eficácia na entrega dos resultados aos alunos. Acredito ser um novo conceito no atendimento e nas prescrições em salas de musculação, simples, claro e eficiente.

Gustavo Campos Idaló

Módulo 1 - Apresentação do Programa.pptx